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Entendendo os Foci em Mago, a Ascensão edição 20th anniversary

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Na versão edição 20th Anniversary Edition de Mago, a Ascensão o termo “foci” (plural de focus) refere-se aos instrumentos que um mago usa para canalizar sua crença e prática mágica em ações concretas. No entanto, na edição mais recente, o conceito de “focus” foi expandido para incluir não apenas os instrumentos, mas também o paradigma (as crenças do mago) e a prática (o método ou estilo que o mago segue). Assim, o focus é a combinação de paradigma, prática e instrumentos, formando a base através da qual um mago exerce sua vontade para realizar mágikas (sim, com k para diferenciar da magia estática que alguns seres podem realizar).

Complicado, né?

Claro que sim. É Mago, pô. É um jogo que pode virar um X-Men Evolutions como o Vampiro, a Máscara 3a Edição já foi chamado várias vezes em círculos diferentes (haha), mas não é bem sua essência. Sua essência é a luta pelas formas de ver o mundo. A opressão está em padronizar as formas de ver o mundo (Tecnocracia). O “mal” está na destruição plena de todas as formas de ver o mundo (Nefandi). Alguns perderam-se totalmente em sua forma de ver o mundo (Desauridos) e outros buscam fazer com que ver o mundo de sua própria forma seja livre (Tradicionalistas).

É aqui que os foci entram. Eles são nada menos que as manifestações narrativa e mecânica de como o Desperto utiliza sua vontade para mudar a realidade. Isso é tão essencial em Mago que foci diferentes dificilmente conversariam entre si. Um Tecnomago não conseguiria participar de um ritual Verbena no meio do mato, por exemplo. Essa luta por perspectivas de se ver o mundo é o que torna esse RPG rico.

Assim, a versão 20th Anniversary tenta evoluir as definições para o trio mencionado acima. Adiante cada parte será elucidada para que você consiga criar um Desperto coeso, coerente e ativo para que aproveite o máximo do que esse RPG malucão pode oferecer.

Diferenças para as versões anteriores

Apesar das informações estarem meio espalhadas e o livro todo ser uma CHAPROCA de 800 páginas, a versão dos foci do 20th Anniversary esclarece o que outras edições descreviam mesmo que isso talvez signifique complicar um pouco. Anteriormente, os focos eram mais centrados nos instrumentos físicos. Havia menos integração entre ele, paradigma e prática já que as tradições e convenções eram mais estereotipadas. Na versão atual, cada tradição traz opções de foci, o que permite maior customização dos personagens e maior criatividade.

Além disso, a mudança mais notável em relação aos instrumentos é que tecnomagos podem começar a transcender a necessidade de instrumentos em Arete 3 na 20ª edição, enquanto nas edições anteriores, isso só era possível a partir de Arete 6.

Exemplos de foci para facilitar

Para você que é como eu e prefere exemplos para entender, aqui estão alguns. Perceba que os personagens donos dos foci debateriam horas e horas sobre o que é a realidade em um boteco qualquer. Cada um tem sua forma particular de ver o mundo e, portanto, foci totalmente diferentes mesmo que todos possam ser Tradicionalistas e deveriam lutar por algo em comum.

Jin, o Artista de Rua Visionário

  • Paradigma: A World of Gods and Monsters (Um Mundo de Deuses e Monstros). Jin acredita que a realidade é povoada por forças sobrenaturais e entidades que influenciam a vida humana. Ele vê sua arte como uma forma de interagir com essas forças.
  • Prática: Prática: Craftwork (Artesanato). Ele utiliza suas habilidades artísticas para criar murais e outras obras que canalizam magia, imbuindo-as com significado e poder.
  • Instrumentos:
    • Artwork (Obras de Arte) – Murais e pinturas que evocam emoções e energias.
    • Spray Paint (Tinta Spray) – Usada para criar grafites mágicos.
    • Brushes (Pincéis) – Ferramentas para pintura mais detalhada.
    • Canvas (Tela) – Superfícies para obra de arte com propósitos mágicos.
    • Dance (Dança) – Usada durante a criação para intensificar a energia criativa.
    • Symbols (Símbolos) – Usados em suas obras para canalizar poderes específicos.
    • Cards (Cartas) – Usadas para adivinhação e inspiração durante o processo criativo.

Elena, a Cientista Tecnomante

  • Paradigma: Tech Holds All Answers (A Tecnologia Detém Todas as Respostas). Elena afirma que a tecnologia é chave para compreender e manipular a realidade, e a ciência é um caminho para a magia.
  • Prática: Weird Science (Ciência Estranha). Ela combina métodos científicos com a magia, usando teorias e experimentos para explorar novas possibilidades mágicas.
  • Instrumentos:
    • Computers (Computadores) – Usado para processar e armazenar informação mágica.
    • Gadgets (Aparelhos) – Dispositivos que ela cria para ajudar a manipular a realidade.
    • Formulae (Fórmulas) – Equações que ela utiliza para explorar interações mágicas.
    • Nanotech (Nanotecnologia) – Dispositivos de nanotecnologia para manipulação em escala microscópica.
    • Brain/Computer Interface (Interface Cérebro/Computador) – Conecta seu cérebro diretamente a dispositivos para controle intuitivo.
    • Lab Equipment (Equipamento de Laboratório) – Usado para realizar experimentos mágicos.
    • Data Analysis Tools (Ferramentas de Análise de Dados) – Usadas para interpretar dados mágicos e padrões.

Ravi, o Xamã Tradicional

  • Paradigma: Paradigma: Everything is Chaos – You Only Think it Makes Sense (Tudo é Caos – Você Apenas Pensa que Faz Sentido). Ravi acredita que o universo é essencialmente caótico e que a verdadeira compreensão da realidade vem de navegar por esse caos. Ele vê a resolução de problemas como uma dança entre a ordem e a desordem.
  • Prática: Medicine-Work (Curandeirismo). Ele utiliza práticas tradicionais de cura e rituais espirituais para ajudar sua comunidade e conectar-se com a energia ao seu redor.
  • Instrumentos:
    • Herbs (Ervas) – Usadas para preparar remédios e poções que ajudam na cura.
    • Bones (Ossos) – Utilizados em rituais para consultar espíritos ou como instrumentos de adivinhação.
    • Drums (Tambores) – Usados para entrar em transe e se conectar com o mundo espiritual durante rituais.
    • Offerings and Sacrifices (Ofertas e Sacrifícios) – Alimentos ou itens deixados para espíritos em busca de ajuda e proteção.
    • Cups, Chalices, Cauldrons, and Other Vessels (Copos, Cálices, Caldeirões e Outros Recipientes): – Usados para misturar poções ou realizar rituais de purificação.
    • Energy (Energia) – A energia vital que ele manipula em seus rituais de cura e invocação.
    • Dances (Danças) – Usadas para comunicar-se com os espíritos e canalizar energia durante rituais.

Como definir os foci em Mago, a Ascensão versão 20th Anniversary

Como dito anteriormente, um jogador precisará definir Paradigma, Prática e instrumentos para definir o Desperto com o qual jogará em um jogo de Mago.

Paradigma é a visão de mundo do Desperto. É a crença fundamental sobre como sua Vontade influencia a realidade. É o em que ele acredita que faz a mágika funcionar mesmo que ele talvez não nomeie seu poder como tal (estou falando com vocês, tecnomantes). Além disso, fala de como a realidade, muitas vezes chamada de Tellurian, funciona. Por ser a base sobre a qual todo o resto é apoiado, um paradigma significativo é essencial para a eficácia da mágika de um Desperto.

Prática é o método ou o estilo que o Desperto segue. Isso pode incluir tradições culturais, disciplinas espirituais ou técnicas específicas. Define o como a mágika é feita. Determinadas práticas tem uma carinha mais escancarada de mágika vulgar ou coincidente. Lembre-se que não faz tanto sentido um jogador escolher práticas só porque são mais coincidentes (malditos combeiros). Para o Desperto, sua prática tem um que de orgulho. Ele não é como qualquer Mago então suas práticas devem refletir seu estilo. A lista de práticas não é definitiva. Um jogador pode criar a prática de seu personagem perguntando-se como essa prática vai de encontro com os desejos do personagem para além da habilidade de simplesmente conjurar efeitos? Além disso, como ela transforma crença em ação com os instrumentos?

Instrumentos são as ferramentas físicas ou simbólicas que o Desperto usa para a canalizar sua mágika. Podem ser objetos, gestos, palavras ou qualquer coisa que ajude a focar a vontade do Desperto. Servem como meio para concentrar e direcionar a Vontade do Desperto. É com eles que ele atua sobre a Tellurian. Sem instrumentos, um Desperto pode fazer mágika. A questão não é a dependência, mas sim a facilidade. Com instrumentos, a mágika “sai melhor”.

Os instrumentos também ditam as características da mágika. Um Desperto cujo instrumento é dança não conseguiria fazer uma mágika em um turno. Alguém que use transe como instrumento precisaria de uma hora ou mais para as suas rotinas. Portanto, um Desperto não escolhe suas ferramentas por conveniência, mas sim por acreditar que elas são necessárias para mudar a realidade. Um tecnomante, mesmo que tenha Vida 5, precisará de seu raio portátil carregado em uma mala para realizar um efeito baseado nessa esfera. Ele nunca faria esse efeito simplesmente olhando nos olhos do alvo. Ele não é uma mera bruxa.

Portanto, quando um jogador cria um novo personagem em Mago, ele precisa definir sua visão de mundo e magia (pelo menos um paradigma), os métodos que utiliza (pelo menos uma prática) e ferramentas que emprega em suas ações (pelo menos SETE instrumentos). Por sorte, o livro dá vários exemplos traduzidos abaixo.

Paradigmas possíveis em Mago, a Ascensão versão 20th Anniversary

A Mechanistic Cosmos (Um Cosmos Mecanicista): O universo é visto como uma máquina complexa e ordenada. A magia é uma ciência iluminada que permite aos magos ajustar as engrenagens do cosmos para alcançar um estado superior de compreensão e controle.

A World of Gods and Monsters (Um Mundo de Deuses e Monstros): A criação é fundamentalmente irracional e cheia de forças poderosas e hostis. A magia é uma ferramenta para manter essas ameaças sob controle, mas usá-la pode transformar o mago em um monstro também.

Bring Back the Golden Age! (Traga de Volta a Idade de Ouro!): Houve uma era dourada de perfeição que foi perdida. A magia é usada para tentar restaurar essa era de harmonia e ordem divina, revertendo a catástrofe que a destruiu.

Everything is Chaos – You Only Think it Makes Sense (Tudo é Caos – Você Apenas Pensa que Faz Sentido): O universo é indiferente e possivelmente sem sentido até que imponhamos significado a ele. A magia vem de impor ordem ao caos através da crença pessoal.

Everything is Data (Tudo é Dados): A realidade é uma simulação ou projeção holográfica que pode ser manipulada por aqueles que conhecem o código da realidade. A magia é a habilidade de hackear esse código.

Everything is an Illusion, Prison, or Mistake (Tudo é uma Ilusão, Prisão ou Erro): A criação é uma grande mentira, seja como uma prisão, uma piada ou um acidente cósmico. A magia vem de transcender a ilusão e entender as cordas que prendem todos os outros.

It’s All Good – Have Faith! (Está Tudo Bem – Tenha Fé!): A criação é essencialmente benevolente. Sofremos porque acreditamos que vamos sofrer; ao ajustar nossa atitude, podemos acessar as bênçãos do mundo. A magia é uma expressão de uma atitude positiva.

Might is Right (O Poder é a Razão): O poder é a medida de todas as coisas. A magia é uma expressão da vontade superior, e a ascensão é um objetivo individual de dominação e excelência.

One-Way Trip to Oblivion (Viagem Sem Volta para a Aniquilação): Tudo está condenado à destruição. A magia é uma forma de aproveitar o máximo do que resta antes que o universo se desfaça, permitindo que o mago encontre significado ou prazer em um mundo em declínio.

Tech Holds All Answers (A Tecnologia Detém Todas as Respostas): A tecnologia é vista como a chave para entender e controlar o universo. A magia é percebida como uma ciência avançada que ainda não foi totalmente aceita, e os magos que seguem esse paradigma buscam integrar avanços tecnológicos em suas práticas mágicas.

Práticas de Mago, a Ascensão versão 20th Anniversary

Alchemy (Alquimia): A prática de transformar substâncias e buscar a iluminação espiritual através de processos alquímicos. Envolve a transmutação de materiais e a busca pela Pedra Filosofal.

Art of Desire/Hypereconomics (Arte do Desejo/Hipereconomia): Manipulação de desejos e economias através de magia. Envolve a compreensão e o uso das forças do desejo humano e das dinâmicas econômicas para influenciar a realidade.

Chaos Magick (Magia do Caos): Uma abordagem flexível e eclética à magia, que enfatiza a crença pessoal e a improvisação. Os praticantes usam símbolos e rituais de várias tradições conforme necessário.

Craftwork (Artesanato): A criação de objetos mágicos através de habilidades manuais e artísticas. Envolve a infusão de magia em itens físicos, como talismãs e amuletos.

Crazy Wisdom (Sabedoria Louca): Uma prática que desafia a lógica convencional e utiliza o comportamento excêntrico para alcançar a iluminação. Envolve ensinamentos paradoxais e ações imprevisíveis.

Cybernetics (Cibernética): A integração de tecnologia e biologia para aprimorar habilidades humanas. Envolve o uso de implantes cibernéticos e dispositivos tecnológicos para realizar magia.

Dominion (Domínio): O uso de autoridade e controle para influenciar o mundo. Envolve a imposição de vontade sobre pessoas e eventos através de rituais de comando.

Faith (Fé): A prática de canalizar poder através da devoção religiosa ou espiritual. Envolve orações, rituais sagrados e a invocação de entidades divinas.

Gutter Magick (Magia de Sarjeta): Uma forma de magia que emerge das ruas e da cultura urbana. Envolve o uso de símbolos urbanos e a energia das cidades para realizar feitiços.

High Ritual Magick (Alta Magia Ritual): A prática de rituais complexos e formais para canalizar energia mágica. Envolve cerimônias elaboradas e o uso de símbolos arcanos.

Hypertech (Hipertecnologia): O uso de tecnologia avançada para realizar magia. Envolve a criação e manipulação de dispositivos que desafiam as leis conhecidas da ciência.

Maleficia (Malefícios): A prática de magia negra ou maliciosa para causar dano ou manipular outros. Envolve maldições, feitiços de vingança e pactos sombrios.

Martial Arts (Artes Marciais): A integração de disciplina física e espiritual através do combate. Envolve o uso de técnicas marciais para canalizar energia mágica.

Medicine-Work (Curandeirismo): A prática de cura e equilíbrio espiritual através de métodos tradicionais. Envolve o uso de ervas, rituais de cura e a comunicação com espíritos.

Reality Hacking (Hackeamento da Realidade): A manipulação das regras da realidade como se fossem um sistema de computador. Envolve a alteração de percepções e eventos através de técnicas de programação mental.

Shamanism (Xamanismo): A comunicação e intercessão com espíritos para influenciar o mundo. Envolve jornadas espirituais e rituais de conexão com a natureza.

Voudoun (Vodu): Uma prática espiritual que envolve a comunicação com os loas (espíritos) para obter orientação e poder. Envolve rituais, danças e oferendas.

Weird Science (Ciência Estranha): A aplicação de teorias científicas não convencionais para realizar magia. Envolve experimentos bizarros e a criação de dispositivos impossíveis.

Witchcraft (Bruxaria): A prática de feitiçaria através de rituais e encantamentos. Envolve o uso de ervas, símbolos e a invocação de forças naturais.

Yoga (Ioga): A busca pela harmonia espiritual e física através de práticas de meditação e exercícios. Envolve a canalização de energia vital para alcançar estados elevados de consciência.

Instrumentos de Mago, a Ascensão versão 20th Anniversary

Aqui está a lista dos instrumentos mencionados no texto, com suas traduções e explicações breves:

Writings, Inscriptions, and Runes (Escritos, Inscrições e Runes): A prática de escrever como um ato mágico que dá permanência às intenções.

Armor (Armadura): Dispositivos de proteção que podem proteger um mago e seus aliados de danos. Inclui armaduras encantadas e roupas reforçadas.

Artwork (Arte): Desenhos, pinturas, esculturas e outras formas de arte que permitem ao mago capturar suas intenções em um meio visual, conectando-se simbolicamente ao que representam.

Blessings and Curses (Bênçãos e Maldições): Invocações de favor ou má sorte, frequentemente associadas ao poder de deuses ou espíritos, que influenciam a sorte das pessoas.

Blood and Other Fluids (Sangue e Outros Fluidos): Fluidos corporais como suor, lágrimas e sangue, que contêm a essência da vida e são usados em práticas mágicas.

Bodywork (Trabalho Corporal): Práticas como massagem e yoga que influenciam a saúde mental e física, estabelecendo conexões íntimas entre o praticante e o sujeito.

Bones, Skins, Organs, and Other Remains (Ossos, Peles, Órgãos e Outros Restos): Partes físicas de seres vivos que têm significado mágico e podem ser convertidas em instrumentos rituais.

Books, Scrolls, and Periodicals (Livros, Pergaminhos e Periódicos): Textos impressos e digitais que transmitem conhecimento arcano e têm um significado místico.

Brain/Computer Interface (Interface Cérebro/Computador): Tecnologia que conecta o cérebro a sistemas computacionais, permitindo manipulações físicas ou virtuais através do pensamento.

Brews, Potions, Powders, and Other Concoctions (Misturas, Poções, Pó e Outras Concoções): Misturas de ingredientes que têm intenções mágicas, como poções de amor e remédios.

Cards, Dice, and Other Instruments of Chance (Cartas, Dados e Outros Instrumentos de Chance): Objetos que representam a aleatoriedade e são usados em práticas de adivinhação e sorte.

Celestial Alignments (Alinhamentos Celestiais): Cálculos astrológicos que influenciam rituais e práticas mágicas, baseados na posição dos planetas e estrelas.

Circles, Pentacles, and Other Geometric Designs (Círculos, Pentáculos e Outros Desenhos Geométricos): Formas geométricas que são usadas para selar intenções e criar espaços rituais.

Computers and IT Gear (Computadores e Equipamentos de TI): Ferramentas tecnológicas que armazenam e manipulam dados, usadas por magos para diversas finalidades.

Crossroads and Crossing-Days (Cruzamentos e Dias Cruzados): Locais e momentos que simbolizam transições e transformações, frequentemente usados em rituais.

Cups, Chalices, Cauldrons, and Other Vessels (Copos, Cálices, Caldeirões e Outros Recipientes): Vasilhas que têm significados simbólicos e práticos, especialmente em rituais que envolvem líquidos.

Dances, Gestures, Postures, and Other Movement Practices (Dança, Gestos, Posturas e Outras Práticas de Movimento): Movimentos corporais que canalizam energia e intenções mágicas.

Devices and Machines (Dispositivos e Máquinas): Ferramentas que vão desde simples a complexas, usadas para realizar práticas mágicas.

Drugs and Poisons (Drogas e Venenos): Substâncias que alteram estados de consciência ou causam dano, usadas em práticas mágicas.

Elements (Elementos): Fogo, água, terra e ar, que têm significados simbólicos e práticos em várias práticas mágicas.

Energy (Energia): A força vital que pode ser manipulada e direcionada em práticas mágicas.

Eye Contact (Contato Visual): O uso do olhar para influenciar ou encantar outras pessoas.

Fashion (Moda): Roupas e trajes que podem servir como instrumentos mágicos, influenciando a percepção e a intenção.

Food and Drink (Comida e Bebida): Alimentos e bebidas que têm significados simbólicos e podem ser usados em rituais.

Formulae, Equations, and Sacred or Advanced Mathematics (Fórmulas, Equações e Matemática Sagrada ou Avançada): O uso de matemática e numerologia em práticas mágicas.

Gadgets and Inventions (Dispositivos e Invenções): Máquinas e ferramentas criadas pelo mago, que têm um toque pessoal e podem ser usadas como instrumentos mágicos.

Gems, Stones, and Minerals (Gemas, Pedras e Minerais): Materiais preciosos que têm propriedades místicas e são usados em rituais.

Group Rites (Rituais em Grupo): Práticas mágicas realizadas em grupo, que aumentam a potência da intenção coletiva.

Herbs, Roots, Seeds, Flowers, and Plants (Ervas, Raízes, Sementes, Flores e Plantas): Materiais botânicos que são essenciais em práticas de magia da vida.

Household Tools (Ferramentas Domésticas): Ferramentas comuns que têm poder mágico, usadas em práticas cotidianas.

Knots and Ropes (Nós e Cordas): Materiais que simbolizam a conexão e são usados em feitiços e rituais.

Laboratories and Lab Gear (Laboratórios e Equipamentos de Laboratório): Espaços e ferramentas para experimentação e prática mágica.

Languages (Linguagens): Palavras e idiomas que têm poder mágico e são usados para comunicar intenções.

Management and Human Resources (Gestão e Recursos Humanos). Este instrumento permite que magos estendam sua vontade através das ações de outras pessoas, utilizando recursos humanos como instrumentos de magia. Ao gerenciar e direcionar indivíduos, o mago pode influenciar a realidade consensual de maneiras sutis, como promover ideias ou espalhar rumores.

Mass Media (Mídia de Massa): Ferramentas de comunicação que influenciam a percepção e a realidade.

Meditation (Meditação): Prática de reflexão que ajuda a focar intenções e conectar-se com o eu interior.

Money and Wealth (Dinheiro e Riqueza): O uso de dinheiro como um foco mágico, representando valor e poder.

Music (Música): Uma ferramenta mágica que canaliza intenções através de vibrações sonoras.

Nanotech (Nanotecnologia): Tecnologia em nível molecular usada em práticas mágicas.

Numbers and Numerology (Números e Numerologia): O uso de números como ferramentas mágicas, com significados simbólicos.

Offerings and Sacrifices (Ofertas e Sacrifícios): A prática de oferecer algo em troca de um objetivo mágico.

Ordeals and Exertion (Provas e Esforços): O uso de dor ou esforço físico como foco para práticas mágicas.

Prayers and Invocations (Orações e Invocações): Chamadas a poderes superiores para obter ajuda ou apoio.

Sacred Iconography (Iconografia Sagrada): Símbolos e ícones que têm poder mágico e são usados em rituais.

Sex and Sensuality (Sexo e Sensualidade): A prática de rituais sexuais como forma de canalizar energia mágica.

Social Domination (Domínio Social): O uso de poder pessoal e influência social como ferramenta mágica.

Symbols (Símbolos): Imagens ou emblemas que direcionam práticas mágicas.

Thought Forms (Formas de Pensamento): Conceitos ou entidades criadas pela crença coletiva, usadas em práticas mágicas.

Toys (Brinquedos): Objetos lúdicos que podem ser usados em práticas mágicas, especialmente por mages mais jovens ou brincalhões.

True Names (Nomes Verdadeiros): O uso de nomes pessoais como forma de controle mágico.

Vehicles (Veículos): Meios de transporte que podem ser usados como instrumentos mágicos.

Voice and Vocalizations (Voz e Vocalizações): O uso da voz e sons como ferramentas mágicas.

Tricks and Illusions (Truques e Ilusões): Técnicas de ilusionismo que podem ser usadas para encobrir práticas mágicas.

Wands, Rods, and Staves (Varinhas, Bastões e Cajados): Instrumentos mágicos que canalizam a vontade do mago.

Weapons (Armas): Ferramentas de combate que também podem ser usadas como instrumentos mágicos.

Writings, Inscriptions, and Runes (Escritos, Inscrições e Runas). Este instrumento considera a escrita como um ato mágico. Desde os tempos antigos, a capacidade de ler e escrever conferia um entendimento especial sobre textos e escrituras, e o ato de registrar algo fisicamente (seja escrevendo, esculpindo ou gravando) confere uma sensação de permanência à magia.

Entendendo melhor os foci

Experimente fazer um exercício: a cada item busque na mente por algum livro, filme ou série que condiz com aquela forma de ver o mundo (paradigma), ações (práticas) e ferramentas (instrumentos). Como você encaixaria o Rick do Rick and Morty? E o Pinhead? Como estamos falando de poderes, mídias nas quais alguém tem algum tipo de poder independentemente das suas justificativas podem ser entendidas como cada um dos paradigmas, práticas e instrumentos. Isso pode ajudar e muito o entendimento antes de transpô-lo para o jogo efetivamente.

Curtiu como os foci são apresentados? Você prefere a forma anterior? Diga nos comentários!

Um abraço e boas rolagens.

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